Licenciamento do Laboratório
Os laboratórios de pesquisa da Universidade de São Paulo que efetuam operações com fontes emissoras de radiação ionizante devem obter o licenciamento para as operações junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O licenciamento é denominado pelo órgão como ‘Autorização para Operação’.O requisito básico para as operações e para o licenciamento é a elaboração de um Plano de Proteção Radiológica (também chamado ‘Relatório de Análise de Segurança’), aprovado conforme as normas CNEN-NN-3.01 – Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica, e CNEN-NN-6.02 – Licenciamentos de Instalações Radiativas.
Os procedimentos para solicitação do licenciamento dos laboratórios de pesquisa na CNEN podem ser obtidos atualmente no portal do órgão na internet (www.cnen.gov.br), na área Radioproteção e Segurança Nuclear em Requerimentos Referentes a Licenciamentos/Taxa de Licenciamento, Controle e Fiscalização (TLC), depois em serviços novamente em Requerimentos Referentes a Licenciamentos, Fiscalização e Controle para entrar no Portal de Requerimentos da CNEN e posterior preenchimento do Formulário SCRA – Solicitações para Concessão de Requerimentos e Aprovações (no portal de nosso setor na internet temos um tutorial para auxílio e instruções para o preenchimento do formulário em www.usp.br/protecaoradiologica).
O licenciamento tem validade de 1 (um) a 5 (cinco) de acordo com as características das fontes utilizadas e a análise da CNEN. Vencido o prazo de licenciamento a autorização fica suspensa automaticamente. A renovação deve ser solicitada em até 1 (um) antes do vencimento. Quando for decidido pelo encerramento das atividades com as fontes deve ser solicitada à CNEN a Retirada de Operação da instalação.
Outro pré-requisito para o Licenciamento do Laboratório é que o Responsável pela Proteção Radiológica da Instalação (que, em geral, é o professor responsável pelo material ou um funcionário com nível superior que trabalhe com as técnicas que envolvam as fontes de radiação) tenha o Registro de Pessoa Física para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas. Os procedimentos para sua obtenção seguem abaixo.
Registro de pessoa física para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas
O responsável pela proteção radiológica de uma instalação radiativa na área de ensino e pesquisa deve obter um registro de pessoa física para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas junto à CNEN. A norma CNEN-NN-6.01 regula o processo de registro de pessoa física na CNEN e exige os seguintes requisitos para a sua concessão:
Diploma de nível superior ou registro profissional;
Comprovação de vínculo empregatício à Instituição cadastrada na CNEN como usuária de fontes de radiação;
Certificado de treinamento na área de atuação pretendida (Curso de Proteção Radiológica) com carga horária mínima de 40 horas;
Uma vez de posse desses documentos o candidato ao registro deve preencher o formulário de cadastro da CNEN denominado Requerimento Para Registro De Pessoa Física Para O Preparo, Uso E Manuseio De Fontes Radioativas, disponível na Internet na própria norma para o registro e pelo Setor de Proteção Radiológica do SESMT/USP.
O formulário exige informações cadastrais básicas do solicitante, a informação do tipo de Área de Atuação, e respectivo Número da Área, conforme listado no próprio formulário, ou na norma CNEN-NN-6.01.
O candidato deve enviar o formulário e os documentos anexados pelo correio para a Coordenação de Instalações Radiativas da CNEN no endereço indicado no formulário. A análise da documentação é feita em um prazo estimado de 30 dias. Após a análise, a CNEN encaminhará pelo correio um ofício confirmando o registro ou indicará o nome da pessoa registrada no portal da entidade.
O registro de pessoa física tem validade de 5 anos e sua renovação deve ser solicitada através do mesmo formulário em até 30 dias antes do vencimento. Para solicitação da renovação do registro o candidato deve encaminhar apenas uma comprovação de que efetivamente manipulou ou trabalhou com materiais radioativos em até 30 meses antes de sua renovação.