Núcleo de Radioproteção

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

 

Curso de Proteção Radiológica

[ Objetivos ]   [ Público alvo ]   [ Local e data ]   [ Carga horária ]   [ Inscrições ]   [ Programa ]

 

Objetivos

 

O curso de proteção radiológica da FMRP, com este formato atual, teve sua primeira edição em 2000. Desde então é oferecido anualmente.

 

O principal objetivo do curso é fornecer informações sobre proteção radiológica de maneira acessível, para permitir que sejam utilizadas na rotina de trabalho, facilitando a tomada de decisões dos usuários. Neste contexto, entendemos que o curso pode contribuir na formação de uma cultura de proteção radiológica, com reflexo na criação de ambientes de trabalho mais seguros.

 

O curso também tem o objetivo de atender uma demanda legal. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) exige, como um dos pré-requisitos ao processo de licenciamento de instalações e usuários de fontes emissoras de radiação ionizante na área de pesquisa, que o futuro responsável pela proteção radiológica da instalação frequente, com aproveitamento, um curso com as características do oferecido pela FMRP.

 

 

Público alvo

 

O curso é destinado prioritariamente a profissionais da Universidade de São Paulo envolvidos, ou que pretendem envolver-se, com o uso de fontes emissoras de radiação ionizante. Entretanto, não há restrição para a participação de quaisquer profissionais, mesmo que não tenham envolvimento com fontes emissoras de radiação ionizante.

 

O curso não oferece restrição quanto à função, sendo aberto a docentes, funcionários, alunos de pós graduação e de graduação.

 

O curso também não oferece restrição à participação de profissionais de outras instituições não pertencentes à Universidade, sejam elas instituições públicas ou privadas.

 

Entretanto, dada a grande procura, há prioridades no atendimento às inscrições, privilegiando-se o atendimento aos indivíduos pertencentes aos quadros da FMRP e demais unidades da Universidade de São Paulo.

 

 

Local e data

 

As aulas do curso serão ministradas no período de 01 a 12 de abril de 2019, de segunda a sexta feira, no período das 13h15min às 17h30min.

 

As aulas serão ministradas no Bloco Didático da FMRP-USP.

 

 

Carga horária

 

Por exigência da CNEN, o curso que atenda como pré-requisito ao processo de licenciamento de instalações e usuários de fontes emissoras de radiação ionizante na área de pesquisa deve ter carga horária mínima de 40 horas.

 

O curso oferecido pela FMRP possui carga horária total de 50 horas, compreendendo 40 horas de aulas e mais 10 horas atribuídas a um trabalho de conclusão de curso, o qual é utilizado como critério de avaliação para o aproveitamento no curso.

 

No passado testamos diferentes maneiras de compor a carga horária e a que demonstrou ser mais eficiente, tanto do ponto de vista da transmissão de informações quanto do ponto de vista da disponibilidade dos alunos, foi a distribuição das 40 horas de aulas em 10 aulas de 4 horas cada. Assim, o curso é distribuído em duas semanas consecutivas (de segunda a sexta feira), num total de 10 dias, com 4 horas de aula por dia.

 

 

Inscrições

 

Serão oferecidas 90 vagas, por meio de inscrições eletrônicas no endereço https://uspdigital.usp.br/apolo/

 

O período para inscrições é de 25/02/2019 à 25/03/2019.

 

 

Programa

 

O curso tem um forte caráter dinâmico, especialmente no que se refere ao seu conteúdo. Os professores procuram adequar o conteúdo de suas apresentações conforme o interesse da plateia. Desta forma o programa a seguir é apenas um indicativo, podendo variar quanto à ordem e quanto à duração das apresentações.

 

Veja aqui o programa do curso.